Albinismo

O Albinismo

O albinismo é uma patologia genética hereditária, onde as células do corpo não produzem melanina, um pigmento que, quando está em falta, resulta em ausência de cor na pele, olhos, pelos e cabelos.

Assim, a pele de um albino é geralmente branca, mais frágil e muito sensível ao sol, enquanto que a cor dos olhos pode variar de azul muito claro quase transparente a castanho.

Além disso, os albinos também têm um risco aumentado de desenvolver alguns problemas de saúde, especialmente problemas de visão, como estrabismo, miopia, fotofobia e cancro de pele. Por esse motivo, é importante ser acompanhado regularmente por um oftalmologista e dermatologista, só dessa forma é possível prevenir complicações futuras.

Sobre O Albinismo

Caracteristicas

O albinismo pode ser identificado por meio de algumas características relacionadas com a ausência total ou parcial de pigmentação.

Podendo assim ser classificado em Ocular (olhos), Cutâneo (pele, cabelos e pelo) e Oculocutâneo (em todo o corpo).

É ainda possível que a pessoa albina apresente sinais de envelhecimento precoce na pele devido à falta de proteção presente na melanina.

O diagnóstico é realizado por um dermatologista ou clínico geral, confirmado por exames laboratoriais genéticos.

Causas

Causado por uma alteração genética relacionada com a produção de melanina no organismo, pigmento responsável por dar cor a pele, pelos, cabelo e olho. A melanina protege a pele do sol sendo produzida por um aminoácido conhecido como tirosina e o que acontece no albino é que este aminoácido se encontra inativo.

O albinismo é uma condição genética hereditária, que pode ser passada de pais para filhos, é necessário herdar um gene com mutação do pai e outro da mãe para que a doença se manifeste. Podendo existir pessoas portadoras do gene e não sofrer de albinismo.

Cuidados

Os Albinos devem possuir cuidados para manter a sua pele saudável, tais como:

  • Usar chapéus ou acessórios que protejam a cabeça dos raios solares;
  • Usar roupas que protejam bem a pele como camisas de manga comprida;
  • Utilizar óculos escuros, para proteger bem os olhos dos raios solares e para evitar a sensibilidade à luz;
  • Passar filtro solar de FPS 30 ou mais antes de sair de casa e de se expor aos sol e aos seus raios solares.

Cuide da sua pele com Melbacare!